Quatro passos para manter a mente ativa.

Quem cuida da alimentação e do sono, pratica atividade física e faz palavras cruzadas ou lê bastante consegue melhorar a memoria.

  • Escolha a atividade mais prazerosa: ler, jogar dominó, montar quebra- cabeças, tocar um instrumento ou aprender jogos eletrônicos. Faça da atividade escolhida uma regra em seu cotidiano.
  • Pratique exercícios físicos, pois faz bem a memoria: a atividade física ajuda a oxigenar o cérebro e evitar problemas cardiovasculares.
  • Cuide da alimentação: evite frituras e os alimentos gordurosos. Nunca deixe de comer frutas, verduras e legumes.
  • Melhore a qualidade do sono: Evitando alimentos pesados ou estimulantes, como café ou chocolate, antes de deitar. Estabeleça horários para dormir, pois ajuda o relógio biológico a entrar na rotina.

    Com o avançar da idade a perda gradativa da capacidade de memorização é natural, mais existem maneiras de adiar esse problema, através da neuróbica, exercícios para treinar os neurônios, como a aeróbica exercita o corpo.

    Ai vão 10 exercícios para ajudar a turbinar o seu cérebro.

    1 – Fazer palavras cruzadas: Sim, as boas e velhas revistinhas Coquetel são ótimas para matar tempo e também para turbinar o cérebro.
    2 – Usar a mão contrária: Forçar o uso da mão contrária é um baita exercício para o cérebro.
    3 – Assistir a filmes utilizando a legenda na língua original: Lógico que esse exercício só funciona se você compreender aquela língua. Você fez cursinho de inglês, mas não pratica há anos? Está aí uma ótima forma de colocar seus conhecimentos em prática!
    4 – Ler um texto através do espelho: Assim como no exercício em que você utiliza a mão contrária, ler de trás para frente também vai forçar seu cérebro a “aprender” uma nova maneira de realizar algo rotineiro.
    5- Fazer contas à moda antiga: Quando foi a última vez que você pegou caneta e papel para fazer cálculos? Você lembra de coisinhas chamadas tabuada e regra de três?
    6 – Jogar Stop (consigo mesmo): Lembra desse clássico? Ele é ótimo para estimular a memória. Mas também dá para “jogar” mentalmente no trânsito, por exemplo.
    7 – Jogar Xadrez: Dispensa comentários, né? Raciocínio puro e muita concentração!
    8 – Relembrar detalhes do dia a dia: Digamos que hoje é uma quarta-feira. Você consegue lembrar o que fez na quarta-feira da semana passada? A roupa que você usou? O que comeu no almoço? Que compromissos teve no trabalho? Force seu cérebro a lembrar desses detalhes.
    9 – Utilizar apps específicos: Xadrez e palavras cruzadas são passatempos analógicos demais para você? Então se jogue nos aplicativos que podem ajudá-la a exercitar sua mente.
    10 – Quebrar pequenos padrões da rotina: De modo automático, seu cérebro já sabe onde você guarda o pó do café, em qual pulso usa o relógio, qual a senha do seu celular e qual o caminho que você usa para chegar ao trabalho.

Fonte: Revista Família Cristã – set. 2008;
Site:  https://exame.abril.com.br/tecnologia/10-exercícios-para-ajudar-a-turbinar-seu-cérebro/

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